Dicas para enfrentar o frio na Holanda
Como curtir com conforto sua viagem para Amsterdam, mesmo no frio
E aí, tudo bem contigo?
Essa semana o inverno bateu forte na Holanda, e Amsterdam foi parar abaixo de zero. Não houve neve digna do nome (um ou outro floco perdido), mas tivemos sensação térmica de até -11 na cidade (com temperatura real de -4).
Um frio desses não não é tão comum — a maior parte do inverno fica levemente acima de zero.
Veja aqui o post completo sobre o clima e as quatro estações na Holanda, incluindo médias de temperaturas.
porém, a vida segue normal por aqui (levei o meu filho na escola como todos os dias, a pé), e sua viagem pode seguir também. precisa so de alguns cuidados.
Dicas para enfrentar o frio na Holanda
Se vista em camadas, com a primeira delas bem colada a pele
Proteja extremidades: mãos, pés, cabeça
Antes de sair, passe creme hidratante no rosto e mãos. (sim, isso inclui nós homens). As mãos em particular podem ficar bem irritadas
Mantenha-se hidratado: o ar frio tende a ser mais seco e agente esquece de beber água. É um erro comum, mas desastroso
Cuidado com gelo que pode se formar nas calçadas. RAs principais ruas e ciclovias recebem sal, para evitar a formação de gelo, mas calçadas não
Pode ser contra intuitivo, mas leve o óculos de sol. Mesmo com esse frio, por vários dias fez sol aqui.
Por falar nisso: sol e calor são duas coisas independentes. Não veja o sol brilhando e acredite que estará menos frio!
Atrações no inverno de Amsterdam
Como eu disse, a vida segue no frio, e sua viagem também. Você pode ver aqui as dicas para curtir Amsterdam com chuva, que várias delas, se aplicam para curtir no frio.
E aproveite as atrações que só tem nessa época:
Festival das Luzes de Amsterdam: No inverno em Amsterdam anoitece cedo (cerca de 16h30) e amanhece tarde (depois das 9h00). Isso quer dizer que muito da sua visita irá acontecer durante a noite. O Festival foi criado justamente para iluminar o inverno de Amsterdam, e usar a cidade como uma tela para projetar arte com luz, design e tecnologia. Artistas do mundo todo são convidados e expõem na cidade.
As esculturas ficam espalhadas pela cidade, e você pode pegar um barco que irá te levar pelos canais para te mostrar as obras do Festival das luzes. Vai um guia explicando as obras, e o passeio dura cerca de 1h15. O festival acontece até o dia 21/1.
Pista de patinação: Você pode patinar em duas praças famosas de Amsterdam, a Leidseplein e a Rembrandtplein (“Klein” quer dizer “oraça” em holandês, olha aí, até aprendeu um pouco de holandês hoje!)
O ingresso custa €5 para o dia todo, e você pode alugar patins por €7,50 no local. Se você não sabe patinar, eles têm umas “cadeiras/trenó” que servem de apoio. Pode ser uma experiência diferente, e o clima está bem propício!
De toda a forma, tenho certeza que você irá curtir sua viagem, e poderá dizer que Amsterdam é linda o ano todo, e tem a experiência para provar! ❤️❄️
Boa viagem e Forte abraço
Ducs
Ducs - www.ducsamsterdam.com.br
Amo frio, quanto mais melhor.